Direito
Objetivo: Analisar a realização rotineira da radiografia de tórax na incidência de perfil em recém-nascidos internados em UTI neonatal e submetidos à ventilação mecânica.
Métodos: Estudo transversal, conduzido na Unidade de Tratamento Intensivo Neonatal de um hospital em Porto Alegre. Foram incluídos todos os recém-nascidos submetidos à ventilação mecânica entre 01 de dezembro de 2011 e 01 de junho de 2012. Era feito um acompanhamento diário anotando todos os radiogramas de tórax realizados durante o tempo em que permaneceu em ventilação mecânica até o 1º dia pós-extubação. Participaram como avaliadores externos, dois neonatologistas com experiência na área que fizeram uma avaliação independente quanto à necessidade ou não de realizar o exame radiológico na posição em perfil para cada exame solicitado.
Resultados: Sessenta e cinco crianças foram incluídas. Houve 426 requisições de radiogramas de tórax durante o período do estudo. Dessas, 374 foram projeções ântero-posteriores e perfil enquanto que em apenas 52 ocasiões foi dispensada a projeção em perfil. O índice de solicitações de radiogramas de tórax equivaleu a 0,8 radiogramas por criança por dia de internação, correspondendo a 0,7 radiogramas AP+P por criança por dia e 0,1 radiograma AP por criança por dia. O fato de se realizar um exame de tórax em AP e P, comparado quando realizado apenas o AP, aumenta em mais de 3 vezes a exposição do recém- nascido à radiação ionizante.
Conclusão: Os resultados nos fazem um alerta sobre o alto número de solicitações da incidência de perfil no radiograma de tórax aumentando consideravelmente a exposição à radiação dos recém-nascidos e prematuros submetidos à ventilação mecânica.
Unitermos: Como Faço para encontrar????? Onde? Quantos????
ABSTRACT
Aim: To compare the efficacy of the intravenous administration of two analgesics (morphine or ketamine) for reduction of fractures or dislocations in children.