direito
CAMPO GRANDE/MS – 2013
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
Curso de Direito
DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL
VISÃO DE MUNDO
Trabalho apresentado como exigência da Disciplina de TDA I para composição de nota sob a orientação da Professora Aline Ertzogue Marques.
Campo Grande (MS), 19 de Setembro 2013.
TURMA: D10
Como você vê o Mundo
1.1 Introdução
O objetivo deste capítulo é levantar reflexões sobre o homem em face das mudanças do mundo contemporâneo, para estimular os estudantes ao exercício da visão de mundo, desenvolvendo-lhes a capacidade de perceber as mudanças e seus impactos e agir nesse cenário.
Por que as pessoas agem e reagem da forma como o fazem?
Uma das respostas é que as pessoas agem e reagem orientadas pela própria visão de mundo. Ter visão de mundo ampla e global é uma das quinze competências individuais mais requeridas no cenário de negócios.
1.2 Visão de Mundo
Embora compartilhemos um mundo comum, as formas de percebê-lo podem variar de uma pessoa a outra. Isso explica porque cada pessoa reage à percepção daquilo que ela considera realidade de modo diferente de outra (Rothmann e Cooper, 2009). A visão de mundo nos faz ressignificar o passado, entender o presente e projetar e predizer o futuro. O ato de projetar ou prever é diferente do ato de predizer. Projetar o futuro envolve o processo de estimar um evento futuro, fundamentando-se em dados históricos. Predizer o futuro significa estimar eventos futuros, fundamentando-se em considerações subjetivas, como a intuição. Entende-se, então, que cada um de nós tem a sua própria visão de mundo e essa visão exerce grande impacto sobre a nossa forma de agir. Isso é importante, pois nos ajuda a vislumbrar uma perspectiva de vida e nos faz compreender o mundo e o que acontece ao nosso redor (Raich e Dolan, 2010). Cada um de nós precisa dessa visão para dar