Direito
Carlos Frederico Gurgel Calvet da Silveira
INTRODUÇÃO À FILOSOFIA
Petrópolis, 2002
ÍNDICE
Introdução 3
História da Filosofia 5
Lógica e questões gnosiológicas 63
Metafísica 88
Ética 100
Bibliografia Geral 116
INTRODUÇÃO
“Todo homem deseja por natureza o saber.”
Pavnte" a#nqrwpoi tou~ eijdevnai ojrevgontai fuvsei.1
Aristóteles assim define o espírito de investigação homem. O homem, de fato, está em contínua busca, em busca de conhecer a realidade. E aquele que realiza esse desejo de modo específico, ordenado e universal se torna filósofo. Pode-se dizer que a filosofia nasceu dessa inquietação humana ou, como os gregos ressaltaram, da admiração diante da realidade que se deixa conhecer.
Definição da filosofia: 1-Etimológica: filosofia vem do grego filiva th`" sofiva", isto é, amor da sabedoria, ou amor à sabedoria. 2-Definição real: “É a ciência das causas últimas de todas as coisas” (Aristóteles, séc.VI a.C.).
Divisão da Filosofia: 1- Divisão Sistemática ou teorética
[Pura]
1.1- Disciplinas especulativas: a busca do saber pelo saber. São elas: Metafísica ou Ontologia: estudo do ente. Cosmologia Filosófica: estudo do mundo. Psicologia Filosófica: estudo da alma.. Teodicéia ou Teologia Natural: estudo de Deus. Gnosiologia: estudo do conhecimento humano.
1.2- Disciplinas Práticas: o saber para agir. Lógica: estudo dos atos próprios da razão; guia os atos próprios da razão. Ética: ciência normativa do comportamento humano. Estética: estudo do belo artístico; define os parâmetros da beleza.
[Aplicada] Daqui surgem as “Filosofias de”: Filosofia da Educação; Filosofia do Direito; Filosofia da Religião; Filosofia da Matemática; Filosofia Política.
2- Divisão Histórica
2.1- Filosofia Antiga (sécs. VI a.C.- II d.C.): Os primeiros