Direito
DISCIPLINA: CIÊNCIA POLÍTICA
Resumo do livro: Política, João Ubaldo Ribeiro, 1998. Política, de acordo com o livro Política, de João Ubaldo Ribeiro, refere-se ao exercício de alguma forma de poder, e suas consequências. Ela desencadeia uma inter-relação entre a “fonte do poder” e os submetidos a ele. Mas dizer que a Política está relacionada apenas com o exercício do poder, não é satisfatório, pois ela envolve mais.
Poder é a capacidade de influência na conduta dos indivíduos; e só pode ser visto quando manifestado.
Podemos dizer que o ato político se evidencia por dois aspectos:
- interesse, quando um indivíduo deseja alterar a conduta do outro, em prol de um interesse próprio;
- decisão, quando esse interesse depende de uma decisão, o que faz surgir a alteração da conduta.
Sendo assim, Política pode caracterizar-se também pelo processo em que os interesses são transformados em objetivos, que são conduzidos à formulação de decisões que afetam uma coletividade.
Não estaria correto dizer que alguém é apolítico, pois só pelo fato de não querer participar da política estaria sendo político. Todos nós somos políticos, pois fazemos parte dela, a sociedade constitui-a naturalmente.
Estado é um conjunto de instituições que estão compreendidas em uma cadeia ampla chamada ordem jurídica. Ela se constitui no conjunto de normas que rege o funcionamento da coletividade. O Estado surge em dois passos:
- No estabelecimento da diferença entre governantes e governados;
- Institucionalização dessa diferença.
Ele (o Estado) existe em toda e qualquer sociedade política e juridicamente organizada.
Já Nação, que muitas vezes é confundida com Estado, pode ser entendida como um povo de mesma cultura, ou que possuem um patrimônio cultural e histórico semelhantes.
A Soberania caracteriza-se pelo poder supremo, ou seja, um Estado soberano não se subordina à ninguém, não há poder acima dele (dizemos isso na teoria). Porém a soberania nem sempre é