Esquema de ligação de motor trifásico
Comandos elétricos tem por finalidade a manobra de motores elétricos, que são elementos finais de potência em um circuito automatizado. Entende-se por manobra o estabelecimento de condução ou interrupção de corrente elétrica em condições normais de funcionamento.
O operador não entra em contato com o sistema de manobra (circuito de força),que leva as fases até o motor.Ele comanda o circuito de força a partir de um circuito de comando ( controle). O circuito de comando utiliza botões pulsadores ou chaves.
A representação dos circuitos de comando de motores elétricos é feita normalmente através de dois diagramas:
− Diagrama de força: representa a forma de alimentação do motor à fonte de energia;
− Diagrama de comando: representa a lógica de operação do motor
Dispositivos de comando
Fusível
O princípio de funcionamento do fusível baseia-se na fusão do filamento e conseqüente abertura do filamento quando por este passa uma corrente elétrica superior ao valor de sua especificação.
O diazed é indicado para correntes nominais de 2 a 63 A e tensão máxima de 500 VAC.
Contator
Os contatores, são dispositivos eletromecânicos que podem controlar correntes altas através de um circuito de baixa corrente. Esses componentes apresentam algumas vantagens quanto a sua utilização como: comando a distância ou local, proteção efetiva do operador,número elevado de manobras.
Os contatos principais tem como função estabelecer e interromper correntes elétricas de motores e chavear cargas resistivas ou capacitivas. No contato são utilizadas placas de prata. Enquanto isso, os contatos auxiliares são utilizados para comutar circuitos auxiliares de comando, sinalização e intertravamento elétrico. Esses contatos podem ser normalmente aberto, ou NA, ou normalmente fechado, chamado de NF, assim como nos relés.
Contato Auxiliar
Destina-se a efetuar o comando de pequenas cargas. É utilizado no comando de sinalizações,