direito
contexto formal e informal.
Há diversas situações em nossa vidas: ora estamos num ambiente formal como em uma solenidade de entrega de prêmios e noutras vezes em ambiente informal como uma troca de emails com um amigo. ADEQUAÇÂO é a palavra chave para podermos transitarmos entre os diversos contextos.
Em contextos formais o adequado é usarmos a redação escrita aderente á norma culta. Já em situações informais de nosso cotidiano podemos ser mais flexíveis e usarmos um linguajar coloquial.
Reconhecer as atividades de linguagem;
A linguagem esta disposta em várias formas, as principais delas são a fala é a escrita.
A fala é um processo contínuo que pode ser modificado ao longo da discursão entre o emissor e o receptor. Podendo assim ser ‘’ refalada’’, modificando algo que porventura tenha sido dito errado. Porém é algo “volátil”. O dito hoje, pode ser modificado amanhã pela fala de outro.
Ja o processo de escrita é mais lento, porém bem mais “durável”. Pode ser lido e reproduzido. As informações escritas extrapolam as barreiras de espaço e tempo.
língua, linguagem e contextos de uso;
A lingua é um conjunto de palavras ou expressões de um povo, com regras próprias. Ela é de constituição histórica, social e está relacionada às cultura, história e sociedade de um determinado povo. A língua que nós usamos é a portuguesa. Ela possui signos ( palavras) e leis (gramática) para as pessoas se comunicarem. A língua evolui, transformando-se historicamente e pertence a todos os membros da sociedade fazendo parte do patrimônio sócio-cultural.
A linguagem é um processo comunicativo pelo qual as pessoas interagem entre si, uma capacidade intectual com a nascemos (é inata), diferente da língua que é adquirida ao longo do tempo.
A linguagem é ultilizada desde que nascemos. A língua é aprendida e aperfeiçoada em ambiente escolar.