arquiteta
CODESE - Coordenadoria de Desenvolvimento Educacional
INVENTÁRIO DE ESTILOS DE APRENDIZAGEM
RA: 20565560
Usuário: DANIELLA SANTANA DELAFINA
ATIVISTA
Aprendem usando a experiência concreta e a experimentação ativa, aprendem fazendo. Gostam de fazer coisas, desenvolver planos e envolver-se em novas experiências. Adaptam-se bem a novas circunstâncias. Gostam de perguntar: “E se..?” Pessoas desse estilo “confiam na intuição mais que na lógica. Estas pessoas usam análise de outras pessoas e preferem tomar uma abordagem prática e experimental. Elas são atraídas para novos desafios e experiências e para executar planos, (...) comumente agem por instinto interno ao invés de por análise lógica. [Tendem] a confiar em outros para informação ao invés de desenvolver suas próprias análises. Este estilo de aprendizagem é predominante e útil em papéis que requerem ação e iniciativa. (...) Preferem trabalhar em equipe para completar tarefas. Elas fixam alvos e ativamente trabalham no campo tentando diferentes caminhos para atingir um objetivo.” (Batista e Silva, sem data, p. 7) Sentem-se bem com pessoas, relacionam-se facilmente, embora às vezes sejam vistas como impacientes e insistentes. Com frequência estão nas áreas técnicas ou práticas, como educação, administração, marketing e vendas. Preferências de aprendizagem: simulações, estudos de caso, resolução de problemas
(especialmente problemas abertos relacionados à prática), apresentações de trabalhos e seminários, desenvolvimento de projetos, prática de habilidades, discussões em pequenos grupos, feedback de colegas; professor deve ser um modelo profissional, que avalia e corrige.
Forças: Relacionamento com as pessoas, fazer as coisas acontecerem, liderança, tomada de riscos.
Fraquezas: Melhoramentos banais, atividade sem sentido, trabalho fora do prazo, planos pouco práticos, falta de direcionamento aos objetivos.
3/13/2014 7:17:36 PM