Eletricidade Aplicada
Um transformador com entrada de 220Vef e saída de 110Vef têm potência aparente nominal de 500VA. Desconsiderando as perdas, qual a máxima corrente admissível no primário e no secundário?
Questão 02
Faça uma análise das potências para as cargas do circuito abaixo e determine o fator de potência.
Questão 03
Aparentemente, a potência fornecida a uma carga de um circuito seria determinada pelo simples produto da tensão eficaz pela corrente eficaz, independentemente da composição da carga Z. Porém o teor da carga (resistivo, indutivo, capacitivo ou misto) tem grande influência na potência dissipada. Analisando as informações, como podemos definir Potência Aparente?
Questão 04
Embora as potências aparente, reativa e ativa sejam grandezas de mesma natureza, utilizam-se unidades distintas para diferenciá-las mas dimensionamento equivalentes, quais são elas?
Questão 5
Um triângulo retângulo chamado de Triângulo de Potências, onde a hipotenusa é a potência aparente, o cateto adjacente (em vermelho) é a potência ativa, e o cateto oposto (em verde) é a potência reativa, como mostra a figura. Determinar as fórmulas das potências ativas e reativas, em função da potência aparente dada pela expressão Pap= V.I
Questão 06
Qual a potência do transformador, necessária para se ligar um motor de 10 cv com FP = 0,92 e qual a corrente do circuito para a tensão igual a 220 V? Calcular também para o FP = 0,95.
Transformando a potência do motor de cv para kW tem-se:
10 cv = 10 x 735,5 = 7,3 kW
Questão 07
Em um circuito elétrico composto apenas por resistências, o Fator de Potência igual a 1 (um). Neste caso, a Potência Ativa (kW) é igual a Potência Aparente (kVA). Se o FP = 1, a que conclusão podemos chegar?
Questão 8
Calcular o fator de potência de um transformador de 15 kVA a plena carga (100%), alimentando uma carga de 7,5 kW.
Questão 9
Qual é a