DIREITO
CICLO DA CANA-DE AÇUCAR (1530 A 1830 SÉC XVI E XVII) MOD ESCRAVA – 1º CICLO ECONOMICO QUE FIXOU O HOMEM A TERRA, ISSO POR CAUSA DE SEU CICLO DE PRODUÇÃO. SENDO A MAIORIA DO PLANTIO NO NORDESTE (PERNAMBUCO/BAHIA), POIS O SOLO ERA MELHOR E MAIS PERTO DA ESPANHA. (PORTUGAL ERA SUBMISSO A INGLATERRA, ENTÃO FEZ COM QUE O BRASIL TIVESSE APENAS QUE IMPORTAR PRODUTOS DE LÁ, FAZENDO COM QUE OS PRODUTOS CHEGASSEM AQUI COM MENOR TAXA). QDO PORTUGAL FOI ABSORVIDO PELA ESPANHA, HOUVE MODIFICAÇÃO DO QUADRO POLÍTICO-ECONOMICO DO BRASIL, ONDE OS HOLANDESES ENTRARAM EM GUERRA COM A ESPANHA PARA COMERCIALIZAR O AÇÚCAR NA EUROPA (SÉC XVIII). COM TODA ALTERAÇÃO E SURGIMENTO DO AÇUCAR INGLES (DA BETERRABA) O AÇÚCAR DEIXA DE SER A PRINCIPAL ECONOMIA DO BRASIL QUE PASSA A SER O CAFÉ SÉC XIX. KNOW-HOW CONHECIMENTO.
CICLO DA MINERAÇÃO (1690-1760) O CICLO DA MINERAÇÃO FOI DESLOCADO DO NORDESTE PARA O SUDESTE, ISTO FOI TÃO IMPORTANTE QUE TRANSFERIU A CAPITAL PARA O RJ E O RJ GANHOU PORTO E A FAMILIA REAL. COM O DECLINIO DA CANA DE AÇÚCAR INICIOU-SE GRANDES EXPLORAÇÕES A PROCURA DE METAIS PRECIOSOS. ONDE ENCONTRARAM EM GRANDE QTDE EM MINAS GERAIS (ONDE VEIO A IDÉIA DE PINTAR AS IGREJAS COM OURO – OBRAS DE ALEIJADINHO ARTISTA BARROCO MINEIRO) FOI O CICLO QUE DESPERTOU O SENTIMENTO NATIVISTA; OS BRASILEIROS COMEÇARAM A TER PATRIMONIO.
O CICLO DO CAFÉ (1730-1930) O café foi o produto que impulsionou a economia brasileira desde o início do século XX até a década de 1930. Concentrado a princípio no Vale do Paraíba (entre Rio de Janeiro e São Paulo) e depois nas zonas de terra roxa do interior de São Paulo e do