Processo de homeostasia nos sistemas
Cada sistema de órgãos do corpo desempenha um papel especifico na homeostasia.
O sistema digestivo capta e processa nutrientes, alguns dos quais são usados para reparação e manutenção de células antigas e tecidos, este processa os alimentos a fim de prover os nutrientes adequados para o meio interno.
O sistema respiratório assegura que o corpo tenha um suprimento constante de oxigênio, que é consumido quando energia é liberada dos nutrientes e não pode ser armazenada no corpo em nenhuma quantidade, este controla as concentrações de oxigênio e de gás carbônico no meio interno.
O sistema circulatório assegura que o oxigênio e os nutrientes sejam distribuídos por todo o corpo, bem como a coleta de detritos, que são removidos pelos sistemas urinário e respiratório. Este é formado pelo coração e pelos vasos sanguíneos, transporta o sangue por todo o corpo: água e substâncias dissolvidas difundem-se permanentemente entre o sangue e os líquidos que banham a célula.
O sistema nervoso regula a homeostase pela detecção dos desequilíbrios do corpo, e pelo envio de mensagens (impulsos nervosos) aos órgãos apropriados para combater o estresse. Este inerva os músculos e também controla o funcionamento de muitos dos órgãos internos, funcionando em associação com o sistema respiratório, a fim de controlar as concentrações de oxigénio e de gás carbônico.
O sistema urinário remove os resíduos dos nutrientes após sua energia ter sido extraída pelas células, transformando-os em urina. Os rins removem os produtos do metabolismo dos líquidos orgânicos enquanto que, ao mesmo tempo, controlam as concentrações dos diferentes íons.
O sistema tegumentar é composto pela pele que forma um envoltório de proteção do corpo, capaz de fazer a interfase com o meio ambiente.
O sistema reprodutor tem papel na homeostasia, dado que