Direito
Direito
Ciência Política e Direito
Prof. Julio Cesar
A Política – Aristóteles
São Paulo
12 de abril de 2011 INTEGRANTE
Leticia Andrade
ÍNDICE
Introdução pág. 03
A Política pág. 04 - Quanto à cidadania pág. 04 - Quanto aos cidadãos e às diferentes formas de governo pág. 06 - Quanto à formação dos governos pág. 07 - Quando à oligarquia, democracia e república pág. 07 - Quanto às causas gerais das revoltas pág. 08 - Quanto à tirania pág. 10 - Quanto ao governo democrático pág. 10
Conclusão
Bibliografia
02
INTRODUÇÃO
Este trabalho será utilizado como método de avaliação na matéria de Ciência Política e Direito, ministrada pelo professor Espedito Pinheiro de Souza, pela Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie.
Vamos relatar sobre o livro "A Política", escrito há mais de dois mil anos por Aristóteles, filósofo grego discípulo de Platão, nascido no ano de 384 a.C..
Aristóteles foi criador do pensamento lógico e é considerado um dos maiores filósofos da Grécia Antiga, mantendo sua influência através dos tempos. Escreveu obras sobre as mais variadas áreas de conhecimento e foi o primeiro a apresentar, em um conjunto coordenado, toda a ciência do seu tempo.
Além de um tratado de moral, em que se encontram análises sobre o objetivo da vida e as condições para atingi-lo, Aristóteles deixou-nos como legado um tratado de Política. Baseou-se para isso na comparação de organizações políticas existentes, portanto suas conclusões não são meramente frutos da razão.
Em "A Política", Aristóteles analisa o viver em uma comunidade política, assim como o conceito e a estrutura da sociedade. Tendo então a obra grande valor e sendo importante objeto de estudo da matéria de Ciência