Direito
R: Os preços foram congelados com exceção da energia elétrica. Houve uma explosão no consumo em decorrência do aumento salário real, da despoupança, por causa das taxas de juros nominais, da diminuição do recolhimento de imposto de renda, pessoa física na fonte, da existência de preços defasados. À credibilidade destas medidas foi afetada pelo fato de os aumentos de preços decorrentes terem sido expurgados do índice de inflação para evitar o disparo do gatilho.
2 – Diz-se que os planos de estabilização econômica das décadas de 80 e 90 continham medidas ortodoxas e heterodoxas no combate à inflação. Fale sobre as características das correntes ortodoxas e heterodoxas.
R: Ortodoxia: de acordo com o pensamento ortodoxo, a inflação era decorrente do processo de emissão de monetária devido aos déficits públicos, o que eleva a demanda e força a alta de preços. Para combater a inflação deve-se estancar a emissão de moeda, e só seria conseguido com a retração da demanda, quer do setor privado (elevação dos impostos), quer do setor público (queda nos gastos públicos). Assim combate-se o processo inflacionário via política recessiva.
Heterodoxia: para estes a inflação não decorre de excesso de demanda provocado pela emissão de monetária. Essa é vista como uma decorrência da inflação. Assim a inflação poderia ser combatida sem o apelo ao controle da demanda, isto é, não haveria necessidade de uma política recessiva. O congelamento de preços e salários é um tipo de medida (política de rendas) característico dessa corrente.
3 – Quais as principais medidas adotadas no governo Collor? Por que se adotou o confisco de ativos financeiros?
R: Substituição da moeda brasileira, aumento de preços do serviço público, confisco do dinheiro público, abertura do mercado brasileiro, congelamento de preços e salários.
A ideia do plano era reduzir a quantidade de