Direito
Controlar não é fiscalizar; A fiscalização apenas reporta o fato e o que se espera é a punição de alguém; O controle promove a melhoria através de ações corretivas; Controlar também é oportunidade de aprendizagem grupal (ou, organizacional).
Processo de Controle Estabelecimento de padrões: modelo; Avaliação ou mensuração: verificação; Comparação: obtido x modelo; Ação Corretiva: correção e/ou melhoria.
TIPOS
Controle de Início
(Preventivo, ou Feedforward) Procura antecipar os problemas; Verifica a entrada dos insumos para garantir a qualidade do que entra no processo.
Controle Simultâneo Ocorre ao longo do processo; Em geral, realizado pelo trabalhador ou por sistemas informatizados; Procura garantir a qualidade dos processos em cada etapa.
Controle de Fim
(Postecipado, ou de Feedback) Verifica as saídas dos processos; Procura garantir que o que foi produzido está em conformidade com o que foi planejado.
Controle de Nível Institucional
(Estratégico ou Organizacional) Envolve a organização como um todo; É definido no nível institucional (board); Visão de longo prazo; É genérico e sintético.
Ex.: Balanço Contábil, Participação de Mercado, Controle de Investimentos, etc.
ABRANGENCIA
Controle de Nível Intermediário (ou Tático) Envolve decisões em nível departamental; Define padrões e mecanismos de controles; Visão de médio prazo;
Ex.: Orçamento, Custos, Produção, etc.
Controle de Nível Operacional Específico e envolve as atividades diárias (tarefas); Direcionado para o curto prazo; Envolve a ação disciplinar sem o objetivo simplesmente de punir, mas de orientar e de corrigir;
Ex.: Controles de produção de linha,