Direito
· 3. Limita-se a constatar e a registar a frequência de certas ocorrências, aceitando o que existe tal como existe, sem procurar a explicação, confundindo simples relação de concomitância com relações de causalidade, apresenta-se com um carácter de evidencia que não vale a pena contestar, claro que essa evidencia é apenas aparente, mas disso o senso comum não se apercebe porque precisamente não se questiona.
· 4. A superficialidade é assim uma característica do conhecimento comum , mas este tem inegável valor prático e orienta muitas das nossas decisões, ajudando-nos a resolver problemas com que nos deparamos no quotidiano; precisamente porque está muito ligado à prática e ao imediato, não consegue atingir a universalidade que iremos encontrar no conhecimento cientifico.Em sintese:Procede das observações e experiencias quotidianas recolhidas ao longo da vida e de diferentes gerações;É formulado na linguagem vulgar r corrente;Limita-se a constatar o que existe, sem se preocupar com a explicação do que existe.Tem valor prático, ajudando a resolver situações do quotidiano.
CONHECIMENTO CIENTIFICO
O conhecimento cientifico é obtido através de processos rigorosos de análise/observação, reflexão e demonstração ou experimentação.
A linguagem utilizada para formular esse conhecimento é precisa, com recurso a termos específicos e, por vezes, a expressões