Direito
Esse livro foi é um manual aos governantes, ele instrui como fazer um bom governo, ser eficiente, manter – se no poder e conquistar o povo, na atualidade e antigamente era um manual dirigido a Principes que estavam governando um estado.
Nicolau Maquiavel o escreveu como presente para o Príncipe Lorenzo de Medici ( Lorenzo II) , neto de Lorenzo ( O Magnífico ).
1 .Primeiro Deputado
“ Não tenho a menor dúvida de que nada pode ser feito em relação em relação aos chamados Denunciantes Invejosos.
Uma das principais diferenças entre o direito daquele período e o nosso está justamente no fato de que o nosso reconhece ao Juiz uma liberdade de decisão muito menor no âmbito penal. Para nós, o respeito a essa regra ( e as suas consequências) é muito mais importante do que o respeito a reforma introduzida pelos Camisas – Púrpuras no direito de herança, segundo a qual para a redação de testamento são necessárias duas e não três testemunhas. Sem dúvida alguma, a norma que reconhecia ao juiz uma liberdade de decisão quase ilimitada no âmbito penal, nunca foi oficialmente promulgada. Foi aplicada, de forma tácita, na prática. Mas o mesmo vale em relação a regra contrária – por nós aceita – que restringe muito a discricionariedade dos magistrados. “
O primeiro Deputado tem a opinião que os Denunciantes não devem ser punidos, por que eram épocas diferentes, governos diferentes.
Ele cita a diferença ideológica e filosófica entre o governo atual e o anterior.
Para ele o governo atual é flexível e o governo dos Camisas – Púrpuras não havia leis, eles não criaram novas leis e também as descumpriam.
Ele considerava que muitos julgamentos foram abusos de poder.
E se o governo atual punir os Denunciantes Invejosos, estaria cometendo os mesmos erros como o do governo anterior.
Ele prega o perdão judicial.
2 .Segundo Deputado
“ Em vez de ter um governo que respeita as leis, tivemos uma guerra de todos