Direito
Este trabalho tem como premissa primordial, focalizar a análise sistemática, acerca da importância do direito ao idoso em relação ao transporte público de Belém. Entretanto, verifica-se que para falar deste assunto, será necessário perpassar pela historia para mostrar como esse direito foi conquistado, tendo em vista, uma abordagem ampla de tais conquistas. Este grupo social conquistou uma forma legal de garantir seus direitos através do estatuto do idoso. Esse estatuto visa garantir que o direito desses indivíduos seja cumprido e respeitado por todos na sociedade. Essa lei que beneficia o idoso é extremamente importante, pois a sociedade brasileira apresenta um descaso muito grave em relação aos direitos deste grupo social, onde se torna evidente principalmente quando se fala em transporte público. Desse modo, este labor além de mostrar os direitos que devem ser concedidos aos cidadãos mais velhos, frisa também os problemas gerados principalmente pela falta de investimentos públicos de inclusão para essas pessoas que na maioria das vezes sentem-se "abandonados" pelo poder político (Estado), o que dificulta bastante a vida dos maiores de 60 anos por não se sentirem parte da sociedade, estes problemas são agravados ainda mais pela falta de respeito e consideração que as pessoas mostram em relação aos direitos do cidadão idoso.
O Brasil tem passado por um processo de envelhecimento muito rápido, estudos apontam que a expectativa de vida do brasileiro está aumentando, em 2025 o Brasil terá 32 milhões de pessoas com mais de 60 anos. Sendo assim, será o sexto país com maior número de idosos no mundo, de acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Na sociedade moderna os idosos são discriminados, tidos como improdutivo o que não é verdade, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostra que 64% dos idosos sustentam ou contribuem de forma significativa para manutenção econômica familiar.