direito
Ser sustentável é ter a consciência que somos responsáveis em promover o melhor, para nós, para os outros e para o meio ambiente.
A palavra "sustentabilidade" é, sem dúvida, uma das mais faladas e comentadas neste novo milênio e, não por acaso, esse conceito tem invadido as mais diversas áreas do conhecimento e setores da economia. Na construção civil, a partir da utilização de novos materiais que gerem o menor impacto possível ao meio ambiente e contribuam para o conforto térmico ou a redução do consumo de energia, não é diferente, e há inúmeros exemplos de novos materiais e tecnologias com essa finalidade.
Os imóveis sustentáveis já são uma realidade em países desenvolvidos. Tanto fábricas quanto residências captam a água da chuva e a energia solar, reduzindo assim não somente os impactos ambientais, mas também as tarifas mensais de consumo.
A moderna construção sustentável
Construção sustentável é um sistema construtivo que promove alterações conscientes no entorno,de forma a atender as necessidades de edificação, habitação e uso do homem moderno, preservando o meio ambiente e os recursos naturais, garantindo qualidade de vida para as gerações atuais e futuras.
passo a passo para construir uma casa sustentável:
Na preparação do solo - Sempre que possível devemos respeitar o perfil natural do terreno. Quanto menos movimentação de terra menor o impacto ambiental. Como solução, uma construção elevada, sobre pilotis, torna dispensável o uso de aterro e ainda afasta a umidade do ambiente.
Para erguer as paredes - Há boas opções de tijolo cerâmico com boa eficiência térmica, tijolo de solo-cimento e placas cimentícias. Para interiores, o gesso acartuchado reduz desperdícios e, por ser bem mais leve que uma parede de alvenaria, supõe uma economia no dimensionamento estrutural.
Para economizar energia elétrica - As lâmpadas de baixo consumo já são um item indiscutível, que podem ser agregadas a um sistema de