Conhecimento
Assim, minimizam-se
os erros de digitação e obtém-se significativa melhora quanto à correta precificação do veículo.
Validação
Precificação
Decodificação
Validação
A Validação verifica se o chassi informado está correto. Em caso positivo, retorna o fabricante e o nome do veículo.
Serve para identificar possíveis falhas na digitação.
A
partir da informação do número do chassi, descreve o veículo, retorna o Código Fipe e o preço vigente.
Seu uso visa determinar o valor do automóvel, além de permitir auditar os procedimentos de precificação da empresa, indicando falhas operacionais no processo.
Considerando
os padrões de cada montadora, descreve a marca / modelo do veículo, a quantidade de portas e a motorização, além do código e valor FIPE.
Utilizado
para preencher os dados do automóvel em formulários de cotação, por intermédio do fornecimento do número do chassi, ou para validar se os dados do veículo estão coerentes com o chassi fornecido.
A precificação e/ou decodificação pode retornar mais de um código FIPE para um determinado chassi. Isso ocorre porque a tabela FIPE tem mais capilaridade que a codificação realizada pelos fabricantes de veículos.
Um
exemplo comum ocorre em veículos com versões de câmbios automático e manual, onde a codificação do chassi é idêntica. Nesse caso, no retono da precificação e/ou decodificação serão exibidos 2 modelos, uma vez que a estrutura é a mesma.
Muito comum é o erro na digitação do chassi pela leitura O
incorreta
no
DUT
do
veículo.
documento é impresso em verde com letras em preto, dificultando sua leitura. Um "B" pode virar um "3" ou um "8", ou vice-versa. Um "P" pode virar
"9", um "L" pode ser confundido com o "1", o "D" pode ser "0" ou "G". Por esses motivos as normas
ISO (em