Direito
1) Fale sobre as concepção do termo “Direito” tratadas no texto (Cite e explique com suas palavras).
O termo direito tratado no texto no meu ponto de vista é tratada de forma positivista, ou seja, a uma distinção entre fato e valor, buscado extinguir ou diminuir a influência da moral e dos valores.
Por outro lado, quando tentamos definir o Direito, nos deparamos com inúmeros problemas, sendo um deles é a questão social, que no meu ponto de vistá é complexo. Logo, percebemos que conceito depende muito da ideologia, experiência e enfoque de cada um.
2) Explique a expressão: “O direito garante a privacidade e a intimidade e, também ao mesmo tempo, a publicidade e a quebra de intimidade.
Entendo, que de certa forma o direito nos garante ampla segurança, por outro lado pode nos desproporcionar.
Sendo assim, percebemos que nos dois exemplos que o próprio uso da palavra "direito" apontam um para o outro. E por este motivo alguns dizem que o Direito é uma ciência análoga, e outros os apresentam, como vagos, ambíguos, contraditórios.
Por esses exemplos percebe-se o grau de dificuldade que é o manejar do conceito “Direito”. Talvez por isso a chamada Ciência do Direito tenha acabado por privilegiar um dos sentidos, dentre os vários possíveis.
3) O autor afirma que “o Direito acabou congelando-se no conceito de norma jurídica escrita”. Por que é assim e qual(ais) a (s) solução (ões) que devem ser observadas pelos que estudam/trabalham com o Direito?
O Direito nos revela uma riqueza de significações que merecem estudos aprofundados.
No entanto, o cientista do Direito buscando simplificar sua complexidade original deu uma volta ao largo do problema e levou consigo o sentido mais fácil de ser abordado.
Com isso, o que era de humano a impregnar, o Direito acabou congelando-se no conceito da norma jurídica escrita e perdendo-se no trabalho analítico de quem o aprecia.