direito
Escrito por Marcos de Arruda Castro
Seg, 16 de Agosto de 2010 21:33 - Última atualização Qua, 15 de Setembro de 2010 11:31
As fraudes no cenário empresarial são situações muito mais comuns do que se imagina.
Embora muitos empresários e gestores acreditem que são imunes ao risco, por conhecerem todos os processos de sua organização, a prática de fraudes pode ocorrer em empresas de qualquer porte ou segmento. Citamos a seguir, algumas definições sobre o tema, tais como:
Segundo Antônio Lopes de Sá que entende a fraude como sendo:
“Um erro cometido propositalmente com a finalidade de prejudicar alguém”
Em uma outra definição de um campo específico, Antônio de Loureiro Gil defende que a
“fraude informatizada corresponde à ação prejudicial a um ativo intangível causada por procedimentos e informações (software e bando de dados), de propriedade de pessoa física, jurídica concretizada por entidade física, jurídica com o objetivo de alcançar benefício ou satisfação psicológica, financeira e material”.
1 / 14
A Fraude Diante dos Controles Internos da Empresa
Escrito por Marcos de Arruda Castro
Seg, 16 de Agosto de 2010 21:33 - Última atualização Qua, 15 de Setembro de 2010 11:31
Temos ainda a definição do Conselho Federal de Contabilidade, na qual “Fraude, é o ato intencional de omissão ou manipulação de transações, adulteração de documentos, registros e demonstrações contábeis”.
Mas de um modo geral, as fraudes são decorrentes de áreas onde os controles internos necessitam de aprimoramento, ou seja, vulneráveis permitindo desta forma que o fraudador aja por anos a fio com esperança de que jamais seja descoberto.
Conforme pesquisa realizada pela KPMG, as prováveis causas para o crescimento de atos fraudulentos estão relacionadas a: crescente internacionalização da economia 6%, alteração na organização (Lean-Management or Downsizing) 14%, problemas econômicos 41%,