Direito
Sharisy Giannely Teixeira de Lima Barbosa
Filosofia Clássica
João Pessoa
2012
Sharisy Giannely Teixeira de Lima Barbosa
Filosofia Clássica
Justificativa Em cumprimento as atividades extraclasse da disciplina Filosofia do Curso de Direito da FAP – Faculdade Paraibana, venho apresentar este trabalho para obtenção de nota da avaliação do 1º estágio.
Professor: Ricardo Sérvulo
Disciplina: Acadêmica
João Pessoa
2012
Sumário
1. Introdução
2. Formação da Filosofia Clássica
3. Sócrates, Aristóteles e Platão
4. Períodos da Filosofia Clássica
5. Conclusão
6. Bibliografia
Introdução
A Filosofia Clássica foi o berço de todas as ciências, onde o ser humano começou a cortar o laço com a mitologia comum, e a buscar respostas para as grandes questões da vida. Explicações “divinas” já não satisfaziam completamente as pessoas que buscavam conhecimento principalmente através da Razão Humana.
A palavra Filosofia ou (amor ao conhecimento) foi utilizada pela primeira vez pelo pré-socrático Pitágoras por volta do Séc. VI a.e.c. quando se inicia a necessidade do homem de buscar o conhecimento através da razão. Os filósofos da época se situaram em um quadro social e cultural, que durou cerca de mil anos, e que constitui a época antiga, terminada no ano 476 d e.c., quando caia o Império Romano em mãos das novas Nações do Ocidente.
Formação da Filosofia Clássica
Podemos dividir o caráter desse período em:
1º Convergem para Atenas muitas doutrinas filosóficas diversas, porque muitos filósofos se mudam para lá e assim seus pensamentos não só são conhecidos como uns estimulam os outros e acrescentam suas investigações filosóficas;
2º O fluxo dos sofistas provoca uma reação contrária e assim aparecem vários filósofos que trabalham