Direito
Apostila: Direito Processual Penal
– por
Guilherme Tocha
Apostila de Direito Processual Penal
Assunto:
APOSTILA DE
DIREITO PROCESSUAL PENAL
Autor:
GUILHERME TOCHA
2
www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Apostila: Direito Processual Penal
– por
Guilherme Tocha
SUMÁRIO
1º MÓDULO
INTRODUÇÃO AO DIREITO PROCESSUAL PENAL
2º MÓDULO
PRINCÍPIOS DO PROCESSO PENAL
3º MÓDULO
INQUÉRITO POLICIAL
4º MÓDULO
AÇÃO PENAL
5º MÓDULO
COMPETÊNCIA DA JUSTIÇA FEDERAL EM MATÉRIA CRIMINAL
3
www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Apostila: Direito Processual Penal
– por
Guilherme Tocha
1º Módulo
INTRODUÇÃO AO DIREITO PROCESSUAL PENAL
1.
Litígio, Jus puniendi & Processo Penal
Com a prática do delito, surge para o Estado a pretensão punitiva, o que doutrinariamente se denomina jus puniendi (direito penal subjetivo). Assim é que, tendo o Estado o dever de proteger os direitos mais essenciais da sociedade, ele apreende para si o monopólio daquele direito, ou seja, somente o poder estatal encontra-se legitimado a exercer o direito de punir, em substituição à antiga “vingança de sangue”.
Mesmo no caso dos crimes apurados mediante ação penal privada, cuja titularidade fica subordinada ao alvedrio do ofendido ou de quem tem legitimamente a qualidade para representá-lo, cabe à vítima (ou seu representante), tão-somente, o jus accusationis, o direito de acusar, mas não o de punir, o que consistiria em sério retrocesso do processo penal ao tempo em que se fazia “justiça com as próprias mãos”, hoje em dia comportamento tipificado à luz do art. 345 do CP.
Tem-se, pois, de um lado, o sujeito ativo do crime (agente), que pugna, por todos os meios de defesa em direito admitidos, preservar seu direito de liberdade, o jus libertatis. Assim, tem-se a seguinte situação: o Estado apreende alguns valores como essenciais ao convívio de seus cidadãos, e protege esses valores por meio