Diagnostico
O diagnóstico Social é um instrumental obrigatório pelo Estagio Supervisionado I, consiste principalmente em entrevistas semi - estruturadas, porém mais de do que um instrumento de pesquisa torna-se parte integrante do processo de intervenção, uma vez que, alem de articular diversas visões da realidade social e área de atuação.
Diagnostico é uma palavra de origem grega e seu significado é “através da verdade”, nos remete ao discernimento e o conhecimento para um verdadeiro planejamento e identifica claramente uma dada situação.
O Diagnostico Social é instrumento indispensável ao profissional de Serviço Social, pois concretiza um conhecimento a partir do qual se podem avaliar possibilidades e alternativas existentes, podendo definir o que se pretende realizar, e assim atingir os objetivos e metas desejadas, assim nos permitindo que as ações sejam planejadas a partir do conhecimento aprofundado da realidade estudada.
Realizamos as entrevista na Secretaria Municipal de Saúde de Bodoquena MS com usuários com idade entre 28 e 68 anos, no mês de maio de 2012. GRÁFICO 1.0 – Gênero
Fonte: Pesquisa realizada pelas acadêmicas Rosangela Mendonça Ozório e Sandra Elaine Rezende Gonçalves (2012).
Podemos constatar que o serviço do Serviço Social na Secretaria Municipal de Saúde é procurado em sua maioria por mulheres, conforme mostra o gráfico acima e até mesmo por uma questão cultural, pois as mesmas estão sempre preocupadas com a saúde da família em geral.
GRÁFICO 1.1-Grau Escolaridade
Fonte: Pesquisa realizada pelas acadêmicas Rosangela Mendonça Ozório e Sandra Elaine Rezende Gonçalves (2012). O gráfico revela que; 37,5% dos usuários entrevistados possuem nível fundamental completo; 25% são fundamental incompleto; 25% não são alfabetizados; 12,5% tem ensino médio completo. Dentre os entrevistados nenhum possui ensino médio incompleto, superior completo e superior incompleto.
GRÁFICO 2 -