Direito
A educação era para poucos, pois só os filhos dos nobres estudavam, marcada pela influência da Igreja, aprendiam o latim, ensinamentos religiosos e táticas de guerras. Grande parte da população medieval era analfabeta e não tinha acesso aos livros.
A arte medieval também era fortemente marcada pela religiosidade da época. As pinturas retratavam passagens da Bíblia e ensinamentos religiosos. As pinturas medievais e os vitrais das igrejas eram formas de ensinar á população um pouco mais sobre a religião.
Podemos dizer que, no geral, a cultura medieval foi fortemente influenciada pela religião. Na arquitetura destacou-se a construção de castelos, igrejas catedrais. Prevalecendo dois estilos: o românico e o gótico.
Religião
Na idade Média, a Igreja Católica dominava o cenário religioso. Detentora do poder espiritual, a Igreja influenciava o modo de pensar, a psicologia e as formas de comportamento na Idade Média. A igreja também tinha grande poder econômico, pois possuía terras em grandes quantidade e até mesmo servos trabalhando. Os monges viviam em mosteiros e eram responsáveis pela proteção espiritual da sociedade. Passavam grande parte do tempo rezando e copiando livros e a bíblia.
A Filosofia na Idade Média
A Idade Média foi marcada pela divisão do conhecimento em duas áreas :
Teologia - Estuda a fé
Filosofia - Estuda a razão (subordinada à fé, para não torna - se herege)
A Ciências
As ciências se desenvolveram muito na sociedade medieval ocidental. Quase todos estudiosos e pensadores desta época deixaram de lado as observações da natureza e a experimentação, preferindo limitar-se às obras já escritas. Os conhecimentos da Antiguidade continuaram a ser aceitos como verdades infalíveis.
Na idade Média, a maior parte dos estudos foi dedicada à teologia e à filosofia. A primeira estuda a divindade e a segunda, a compreensão da realidade. Os clérigos, os únicos estudiosos, não