Habilidades essências aos negociadores
Frente ao ambiente turbulento em que estão inseridas as empresas, estas tiveram que se adaptar às mudanças para se manter competitivas e conquistar uma vantagem. Uma das transformações significativas neste cenário é a globalização, exigindo que as empresas considerem oportunidades de expansão além dos limites nacionais, aproveitando pensamento global e habilidade de entender o mercado além do próprio país de origem.
E para melhor atuar no contexto globalizado, sendo um diferencial representativo para os administradores, tem-se enfatizado a importância das habilidades que influenciam as ações das empresas e o comportamento de seus administradores no posicionamento perante o ambiente, capacitando-os assumir postura pró-ativa, e, principalmente a nível de negociação, buscar o melhor acordo, dentro de um relacionamento duradouro, que satisfaça aos interesses dos envolvidos conforme critérios objetivos, utilizando ao máximo a comunicação realizada.
Assim, um estudo mais elaborado sobre as habilidades de negociação, fundamentais para atuação no contexto de globalização, a ser realizado em uma empresa do ramo supermercadista, poderá favorecer a análise da real utilização destes conceitos, bem como verificar a viabilidade e necessidade da empresa com relação às habilidades de negociação.
Devido a crescente valorização do assunto negociação no dia-a-dia das pessoas me dentro dos negócios, principalmente os inseridos no contexto global, este trabalho tem o intuito de averiguar quais as habilidades necessárias às empresas voltadas para a globalização que permitam atuação de maneira competitiva e com um diferencial no ambiente mutante.
Desta forma, procurou-se compilar as idéias sobre o que é a globalização, seus efeitos e aspectos, bem como a influência desta sobre as empresas.
Sobre negociação, foram considerados os aspectos gerais do conceito, como, por exemplo, as variáveis e fatores importantes para uma negociação