Direito
AS VARIÁVEIS BÁSICAS DA NEGOCIAÇÃO
No filme “A Negociação” ou “The Negotiator”, encontra-se em vários momentos da trama diversas cenas que mostram as três variáveis básicas de uma negociação, que são: poder, tempo e informação.
Logo na primeira cena do filme, que ocorre entre os tempos 02h25min à 09h30min aproximadamente, em que o policial, Danny Roman (Samuel L. Jackson), especialista em negociar com sequestradores, investe no fator tempo para convencer o criminoso a libertar a refém, no decorrer deste tempo Danny Roman começa a se comunicar com o bandido para através desta adquirir informações para realizar uma negociação adequada. Quando tudo parecia estar indo “bem” para o negociador, as autoridades policiais cansadas de esperar o fim da negociação resolvem “invadir” o apartamento do bandido e resolver logo, Danny Roman não achando correta a ação, pois ao invés de solucionar o problema eles poderiam estar causando um maior, envolvendo a segurança da refém, ele decide entrar e usar outra estratégia com a sua equipe. Usando a variável do poder, em pouco tempo, convence o suspeito a aceitá-lo no apartamento, usando falsas informações, dizendo que a mulher do sequestrador estava no prédio e que poderiam negociar uma troca pela refém, já que o interesse do sequestrador era se vingar de sua mulher.
Dentro do apartamento, Danny Roman observa o local absorvendo mais informações para poder agir. Mantendo o poder de distração do sequestrador, Danny auxilia para que a equipe aja corretamente e no tempo certo fazendo com que a operação seja bem sucedida.
Danny Roman dentro desta cena consegue usar das três variáveis básicas, ele como um especialista em negociação recorre a estes métodos em outras cenas, o que faz deste filme um grande exemplo de