Direito
INTRODUÇÃO (3° Etapa)
Economicamente, Produção é a atividade da combinação dos fatores de produção que tem como finalidade satisfazer a necessidade do ser humano, implica num processo de criação de valores, que disponibiliza uma oferta de um produto para o Mercado, que é definido por um conjunto de pontos de contato no qual os agentes econômicos (compradores e vendedores) fornecem e pagam bens e serviços que interagem entre si, formando a economia de mercado.
CONCEITOS DE PRODUÇÃO E O MERCADO
Produção - É a atividade de transformação (processo) de matéria-prima em utilidades necessárias ao consumidor. Nenhuma organização sobrevive, a menos que produza alguma coisa que as pessoas necessitem, ao preço que elas estão que elas estão dispostas a pagar. Cada organização define o seu modelo sistêmico, pois este depende do produto a ser comercializado e da capacidade de produção.
Mercado - É o “local” onde se encontram quem quer comprar e quem quer vender e que, através de um processo de negociação, determinam o preço e a quantidade do bem a ser transacionado/trocado entre ambos. Se o bem a ser transacionado são camisas, então temos o mercado das camisas. Se os intervenientes nesse mercado forem os trabalhadores que querem vender o seu trabalho e as empresas que o querem adquirir, então temos o mercado de trabalho e o preço a ser determinado é o salário.
Em qualquer mercado uma das variáveis chaves é o preço, o qual mede o valor do bem em termos monetários. Funcionam como indicadores quer para os compradores, quer para os vendedores: se os consumidores querem mais de um bem, o seu preço aumenta; este aumento cria um incentivo a quem quer vender para que aumente a sua oferta. Desta forma será restabelecido um equilíbrio de mercado. Por outro lado, se a procura de determinado bem diminui, os vendedores têm incentivos a reduzir os preços a fim de reduzir os seus stocks; desta forma, com preços mais baixos, mais compradores