Direito
Coordenadora do Procon- RJ – Telefonia responde por 30% das reclamações. Os clientes reclamam tanto do serviço como do defeito em produtos. Informações mais claras devem ser prestadas pelas empresas, pois a falta de esclarecimentos gera dúvidas quanto à forma do uso do serviço. As primeiras dicas são ler com atenção o contrato, além de solicitar por escrito todas as ofertas e direitos oferecidos pelos planos.
Portal do Consumidor - Qual a Avaliação do Procon em relação à passividade do consumidor contemporâneo?
Coordenadora do Procon- RJ - A passividade do consumidor se dá em razão do desconhecimento dos seus direitos. A maioria ainda não sabe da existência do código de defesa do consumidor. Aqui no estado do Rio estamos intensificando as relações com os municípios para, através das Prefeituras e Câmaras Municipais, serem aprovadas as leis de criação do sistema municipal de defesa do consumidor, com o objetivo principal de levar a todos as informações sobre seus direitos.
Portal do Consumidor - Qual a média de atendimento do Procon hoje na cidade do rio?
Coordenadora do Procon- RJ – O PROCON-RJ atende uma média de 8500 consumidores por mês.
Portal do Consumidor - Como você avalia o nível de informação do consumidor, hoje, em relação aos seus direitos e deveres?
Coordenadora do Procon- RJ - Na cidade do Rio de Janeiro a grande imprensa e os veículos de comunicação de massa já abrem sua programação para o tema dos direitos do consumidor, o que vem facilitando o trabalho do PROCON-RJ , do Núcleo de Defesa do Consumidor da Defensoria Pública, do Ministério Público , da Comissão de Defesa do Consumidor da ALERJ e da Delegacia de Defesa do Consumidor, esses órgãos vêm buscando atuar de forma integrada. Nos demais municípios, a informação ao consumidor ainda é muito deficiente. Por isso, a necessidade da municipalização do PROCON.