Direito à saúde no Brasil: sobre como chegamos no Sistema Único de Saúde e o que esperamos dele
Direito à saúde no Brasil: sobre como chegamos no Sistema Único de Saúde e o que esperamos dele
Comparando o cenário do sistema de saúde brasileiro de 2004 com o início do processo de reforma nos idos anos 70, não foi exatamente o que se almejava. No entanto, apesar das semelhanças, essas duas fases da saúde Pública no Brasil são bastantes diferentes e a principal diferença era que a saúde não era um direitos de todos e nem um dever do Estado, estando restrita a uma parcela da população, realizando ações coletivas e preventivas com rara exceções na assistência à saúde.
O texto relata um pouco da história das Políticas de Saúde no Brasil, as primeiras ações implementadas pelos governantes e as consequências da vinda da família real em 1808. Uma das consequências foi a chegada de mais médicos e o aumento da preocupação com as condições de vida nas cidades, houve o início da regulamentação da prática médica profissional e do projeto de institucionalização do setor de saúde no país que esteve estritamente relacionado ao interesse político e econômico do Estado no qual seguiu-se uma velha política dos países Europeus.
As primeiras ações de políticas de saúde pública que surgiram no mundo também passaram a ser implementadas no Brasil colônia tendo como maior preocupação a saúde da cidade e do produto e a assistência ao trabalhador era uma consequência dessa política.
Em 1889, com a proclamação da República inicia um novo ciclo na política de Estado com o fortalecimento e a consolidação econômica da burguesia cafeeira, porém a necessidade de mais mão-de-obra, as epidemias que se alastravam entre os trabalhadores, prejudicavam o crescimento da economia. Em 1897, devido a busca por conhecimentos na área da saúde pública, houve a criação da Diretoria Geral de Saúde Pública (DNSP), institutos específicos de pesquisa e os incentivos às pesquisas nas faculdades de medicinas e no exterior.
A reforma na saúde foi implementada a partir de 1903, sob