Direito e legislação
Mas se não preservarmos os acontecimentos históricos não teremos suporte para constatar o ocorrido (ter provas do passado), pois com eles podemos mostrar o que aconteceu nos tempos passados e ter base para compreendermos o que acontece nos tempos atuais, pois muitas vezes o que aconteceu no passado, acontece muitas vezes igual ou parecido com algum fato ocorrido no presente e com isso temos bases para compreender o fato.
Vivemos de historias diariamente, pois o presente não existe sem o passado, e estamos a fabricar o passado todos os dias.
A História é uma ciência de uma mudança, existindo vários títulos de uma ciência das diferenças, na qual se faz uso para melhor entender e refletir sobre os assuntos pertinentes para a aprendizagem do determinado assunto.
A História da Educação é um dos meios mais eficazes para cultivar um saudável ceticismo, que evita a “agitação” e promove a “a consciência critica”. Que vem a ser uma história que nasce nos problemas do presente e que sugere pontos de vista ancorados num estudo rigoroso do passado.
A história da Educação dá base ao profissional na área educacional, um conhecimento do passado coletivo da profissão, que dá suporte para formar a sua cultura profissional. Ter um conhecimento histórico não implica em ter uma ação mais eficaz, mais estimula uma atitude critica e reflexiva.
O trabalho histórico é muito semelhante ao trabalho pedagógico. A História da Educação expande o leque de escolhas e de possibilidades, ampliando as memórias e experiências pedagógicas, na qual permite um alargamento do repertório dos educadores e lhes