direito penal
No Direito comparado temos o estudo entre os institutos jurídicos. Ele é de fundamental importância porque é nele que iremos encontrar as convergências entre os diferentes institutos à medida que as normas vão se ajustando e adequando no tempo. E aqui que podemos estabelecer as relações entre os diferentes ordenamentos.
Citando agora o monismo jurídico, que é o estado como fonte única e positiva do Direito, devemos trazer o Direito comparado para fazer a relação entre o Pluralismo e Monismo Jurídico. Acho que a convergência dessas duas formas de estudar as normas jurídicas é que irá fazer uma sociedade amadurecer e se transformar para o sentido mais justo e democrático, fazendo com que cada membro da sociedade tenha o pleno sentido de cidadão. semelhanças entre os ordenamentos jurídicos de diferentes Estados, agrupando-os em famílias.
O Pluralismo Jurídico não apresenta qualquer semelhança com o Monismo Jurídico, visto que enquanto no Pluralismo o Estado e o Direito são duas realidades distintas, independentes e inconfundíveis, no Monismo o Estado e o Direito se confundem em uma só realidade, baseando-se na letra fria da lei; em oposição ao Pluralismo, que diferente do direito positivo, produz um direito vivo, produzido na sociedade e considerado legítimo por essa, que mesmo não estando regulamentado em códigos, produz direitos.