Direito Objetivo e Subjtivo

11879 palavras 48 páginas
I. INTRODUÇÃO:
O Direito pode ser dividido em dois ramos, Objetivo e Subjetivo, dependendo da forma de análise que se deseja fazer.decorrer do trabalho adquiro por objetivo o estudo do direito objetivo e direito subjetivo, porém se torna praticamente impossível falar de direito objetivo e subjetivo sem mencionar o direito natural e o direito positivo, tudo se encontra dentro do ordenamento jurídico. E no decorrer desta pesquisa procurei demonstrar com clareza onde se localizam e o que é o direito subjetivo, direito objetivo, direito natural e direito positivo.
Houve o auxílio de autores renomados e acabei me aprofundando em algumas ideias, porém o conteúdo ainda é bastante escasso diante da riqueza do assunto. Espero satisfazer nesta breve introdução ao estudo no mundo do direito.

II. DESENVOLVIMENTO:
Para abordar o assunto direito objetivo e direito subjetivo torna-se necessário inicialmente descrever o direito natural e o direito positivo, por motivos já apresentado na introdução.

III. DIREITO NATURAL:
Para o direito romano o direito natural seria o comum a todos os homens e animais, em o posição ao jus gentium, que era o direito comum a todos os homens.
Já para os escolásticos o direito natural era um direito divino, tendo por fundamento a razão divina, podendo ser completado pelos homens, por sua legislação e pelos individual, que deve ser regulado pelos costumes e por um conjunto de formalidades imutáveis, eternas, desde que se mostram na sua suprema e derradeira expressão. Há outras teorias. No sentido moderno o Direito natural seria fundado na razão e na eqüidade para regular e assegurar os direitos costumes, que tomam as formas do jus gentium e do jus cicile.
Há uma outra corrente que já considera direito natural como sendo o complexo de direitos imprescindíveis da natureza humana, apresentando-se como uma fração do direito positivo que, tomada em sua natureza não

Relacionados

  • Direito Civil Hipoteca
    290 palavras | 2 páginas
  • Analise intitucional
    2352 palavras | 10 páginas
  • Resumo capítulo iii - livro humberto theodoro
    2582 palavras | 11 páginas