DIREITO Material 2 Evolu O Hist Rica Da Tica 1
MITOS: No início os homens tentavam explicar sua origem, os fenômenos naturais e até a origem do mundo por meio de lendas sobre as mais diversas divindades.
ANTECEDENTES HISTÓRICOS: A reflexão sobre a Ética, no mundo ocidental, tem início na Grécia, por volta do século V a.C., coincidindo com a crise das cidades-Estado gregas. No auge da democracia ateniense, durante o governo de Péricles, a reflexão sobre a ética não era necessária porque os valores comunitários coincidiam com os valores individuais.
SÓCRATES: Nasceu em Atenas em 470/469 a. C. e morreu na mesma cidade em 399 a.C. Com Sócrates a filosofia alcançou um novo marco, um novo momento originário e inaugural: pela primeira vez, o homem tornou-se reflexão filosófica. Sócrates utiliza o método da maiêutica (interrogar o interlocutor até que este chegue por si mesmo à verdade, sendo o filósofo uma espécie de “parteiro das idéias”). As perguntas socráticas terminavam sempre por revelar que os atenienses respondiam sem pensar no que diziam. Repetiam o que lhes fora ensinado desde à infância. Sócrates embaraçava os atenienses porque os forçava a indagar qual a origem e a essência (ou a significação verdadeira e necessária) das VIRTUDES (valores e obrigações) que julgavam praticar ao seguir os costumes de Atenas. Como e por que sabiam que uma conduta era boa ou má, virtuosa ou viciosa? Numa palavra: o que eram e o que valiam realmente os costumes que lhes haviam ensinado. Após um certo tempo de conversa com Sócrates, um ateniense via-se diante de duas alternativas: ou zangar-se com a impertinência do filósofo perguntador e ir embora irritado, ou reconhecer que não sabia o que imaginava saber, dispondo-se a começar, na companhia de Sócrates, a busca filosófica da VIRTUDE e do BEM.
NASCIMENTO DA ÉTICA Assim, as questões socráticas inauguram a ÉTICA ou FILOSOFIA MORAL porque definem o campo no qual valores e obrigações morais podem ser estabelecidos pela determinação de