Agentes F Sicos CAP 3 SLIDE
INTRODUÇÃO
Dependendo da intensidade e duração de sua ação, qualquer agente físico pode produzir lesão no organismo. Iremos comentar alguns tipos de mecanismos de ação dos seguintes agentes físicos:
Variações de temperatura;
Eletricidade.
Variações de Temperatura
O organismo suporta melhor o abaixamento do que a elevação da temperatura corporal. Vários mecanismos termorreguladores permitem ganhar ou perder calor, possibilitando adaptação adequada a variações da temperatura ambiente. Nesta seção, serão discutidos os mecanismos pelos quais as baixas ou altas temperaturas produzem lesões e as alterações básicas que ocorrem no organismo submetido à exposição prolongada ao frio ou ao calor.
AÇÃO LOCAL DE BAIXAS TEMPERATURAS.
A ação do frio localizada em uma parte do corpo produz lesões que dependem da rapidez com que ocorre o abaixamento da temperatura e se ela é suficiente ou não para congelar a água nos tecidos. Um membro submetido por tempo prolongado à baixa temperatura apresenta: vasoconstrição, oligoemia, hipóxia e lesões degenerativas decorrentes da redução do fornecimento de O2; lesão endotelial, causada pela hipóxia, que aumenta a permeabilidade vascular e provoca edema; se o resfriamento persiste, a vasoconstrição aumenta, a anóxia se agrava e surge necrose na extremidade do membro atingido, a qual tende a ser progressiva; com o aumento da intensidade do frio, desaparece o controle nervoso da vasomotricidade, instalando-se vasodilatação arteriolar e venular. Com isso, surgem hiperemia e aumento da quantidade de sangue no leito copilar e nas vênulas, mas a velocidade circulatória diminui, razão pela qual a hipóxia se acentua; se a água se congela no interior das células, ocorre desiquilíbrio eletrolítico grave que altera funções vitais, como a respiração, e muitas macromoléculas perdem sua atividade; tudo isso conduz à morte celular. Sendo a cristalização da água intracelular o principal mecanismo de morte celular no