Direito islãmico
Neste trabalho estudamos a história do direito islâmico, mais a pergunta que precisamos responder sempre antes de apresentar um direito e suas origens é ‘ O que é história do direito?’, a mesma pode ser respondida, e assim dando fundamento ao que apresentamos no trabalho.
A história do Direito visa o estudo das fontes externas do Direito, ou seja, como ele nasce, evolui e se transforma tendo a finalidade de alcançar o presente. A história do direito se divide em duas formas que é a interna que visa os estudos das instituições públicas e privadas, e as externas é de forma formal que examina as fontes do direito, visa o estudo de como surgem às normas jurídicas.
Sabendo essas noções, partimos para o direito islâmico que surge no século XI tendo Maomé, conhecido como o profeta de Deus, sendo assim pode afirmar que o islamismo se fundamenta como uma religião monoteísta na qual se acredita na existência de somente um Deus. Maomé depois de ter conseguido muitos seguidores de sua religião, após sua morte o islamismo toma ainda mais força e se espalha por algumas regiões ocidentais e orientais tomando força.
Em parte nessa história surge o Alcorão que é a ultima palavra revelada de Deus, é a fonte primária de toda a crença e prática do muçulmano. O alcorão era composto por 114 suratas que se estendem longamente sobre os assuntos versados numa linguagem poética e às vezes prolixa. O alcorão não tratava somente da parte religiosa do islã, além de ser um código religioso era também um código de normas jurídicas.
Baseada no alcorão surge o Shariah, que significa ‘Caminho a seguir’, tal termo se refere ao código de comportamento ou sistema de vida apresentado pelo Islã, que estabelece o conhecimento dos direitos e deveres individuais ou sociais. Shariah tem como objetivo então estipula a lei de Deus para dar a orientação e regulamentação de vida para o proveito do homem, tendo em vista que Deus é maior que tudo e sua palavra significa felicidade e