Fisica Pendulo
2. Objetivo: Determinar o período de rotação de uma barra prismática homogenia associada a uma esfera.
3. Introdução
Um pêndulo é um sistema composto por uma massa acoplada a um pivô que permite sua movimentação livremente. A massa fica sujeita à força restauradora causada pela gravidade.
Existem inúmeros pêndulos estudados por físicos, já que estes descrevem-no como um objeto de fácil previsão de movimentos e que possibilitou inúmeros avanços tecnológicos, alguns deles são os pêndulos físicos, de torção, cônicos, de Foucalt, duplos, espirais, de Karter e invertidos. Mas o modelo mais simples, e que tem maior utilização é o Pêndulo Simples.
Este pêndulo consiste em uma massa presa a um fio flexível e inextensível por uma de suas extremidades e livre por outra, representado da seguinte forma:
Quando afastamos a massa da posição de repouso e a soltamos, o pêndulo realiza oscilações. Ao desconsiderarmos a resistência do ar, as únicas forças que atuam sobre o pêndulo são a tensão com o fio e o peso da massa m.
4. Materiais utilizados
Suporte Universal
Esfera de Aço
Fio de Cobre Fino
Barra de Madeira
Balança
Régua
Paquímetro
Trena
Cronômetro
5. Procedimento
Mediu-se as dimensões A e B da barra com régua.
Com o Paquímetro mediu-se o diâmetro da esfera. Pesou-se a esfera e a barra e encontrou-se suas respectivas massas.
Com auxílio de uma régua encontrou-se o L (medida do centro da esfera até o furo superior da madeira).
Com auxílio de uma régua encontrou-se o H (medida do furo superior da madeira até o meio da mesma). Afastou-se o pendulo 15 cm do ponto fixo e anotou-se o tempo gasto após contar 10 oscilações. Repetiu-se o procedimento por mais duas vezes.
Logo após com os resultados obtidos foram efetuados os cálculos.
6. Resultados
Durante o procedimento mediu-se o pendulo físico e o tempo das oscilações, onde os dados seguem na Tabela 1: Medições: