Direito empresarial - Atividade 3
As sociedades em nome coletivo também chamadas solidária,s ou ainda, livres ou gerais, como faz o decreto francês de 1673 têm sua origem na compagnia, sociedade familiar, assim identificada pelo próprio nome: com pão (cum Panis, isto é, entre aqueles que compartilham o alimento cotidiano.
Mesmo quando as pessoas não pertencem à mesma família, sua característica é sempre familiar (Ricardo Negrão, Manual de Direito Comercial e de Empresa, página 340).
Após a leitura do trecho acima, assinale a alternativa que indica as características gerais da sociedade em nome coletivo:
Resposta
Selecionada:
d.
Formada por pessoas físicas, responsabilidade solidária e ilimitada dos sócios. Resposta Correta: d.
Formada por pessoas físicas, responsabilidade solidária e ilimitada dos sócios. Feedback da resposta:
De acordo com o artigo 1039 do Código Civil, a sociedade em nome coletivo é formada por pessoas físicas somente e a responsabilidade pela dívidas contraídas pela sociedade é ilimitada e os sócios são solidários entre si.
Pergunta 2
O profissional que exerce profissão intelectual de natureza científica, literária ou artística não é considerado empresário, pois embora tais atividades sejam econômicas e produzam novas riquezas, é certo que seu tratamento não deve ser dado pelo direito empresarial. Sobre as sociedades simples, marque a alternativa correta:
Resposta
Selecionada:
a.
nessas sociedades a atividade empresarial não é essencial, mas sim a atividade pessoal desenvolvida pelos profissionais, distanciando-os do conceito de empresário, pois prestam atividades de forma pessoal e mesmo com a existência de auxiliares há uma relação de confiança com quem desenvolvem a atividade, pois o personalismo prevalece. Resposta
Correta:
[Nenhuma]
Feedback
da resposta: A resposta correta é a que menciona que nessas sociedades a atividade empresarial não é essencial, mas sim a atividade pessoal desenvolvida pelos profissionais,