Mobilidade urbana
Resumo
O transporte público na Grande Vitória sempre foi motivo de reclamações por seus usuários. A superlotação, valores altos e serviços de baixa qualidade deixam a desejar para quem utiliza esse serviço. Pensando nisso, nesse trabalho iremos apresentar a relação entre cidadão (que utiliza o serviço) e empresa (prestadora de serviço), mostrando suas deficiências e possíveis soluções para melhorar a qualidade do transporte e diminuir a insatisfação de seus usuários.
Introdução
Segundo a CETURB-GV (Companhia de Transportes Urbanos da grande Vitória) os primeiros ônibus a circularem com o modelo parecido com os de hoje foi em 1940. Naquela época a situação e a circulação de pessoas eram diferentes, não se comparando com a necessidade e a demanda que se tem hoje, e ainda havia o auxílio dos bondes que circulavam para auxiliar no transporte de passageiros.
Sendo assim, para a gestão pública uma das principais questões ainda a serem tratadas é a da mobilidade urbana, e este trabalho visa abordar as questões do transporte coletivo da grande vitória e utilizar de exemplos, estudos e entrevistas para mostrar como está sendo feito o uso e como é a administração desse serviço, e se esse está atendendo a necessidade de seus usuários, visto que hoje é de extrema importância e de necessidade coletiva a utilização de meios de transportes alternativos para não só agilizar o dia-a-dia da população mas também para ajudar/tentar diminuir a quantidade de poluição que é emitida por transportes utilizadores de combustível derivados do petróleo.
Vamos mostrar também que com passar do tempo e o grande crescimento da cidade de Vitória, surgiu a necessidade de ampliação e aprimoramento das linhas de ônibus e uma melhor administração e estudos para ajudar na logística e com isso diminuir os fatores de espera principalmente em horários de pico, pois hoje a maior reclamação dos usuários de transporte coletivo é na ida é na