Direito Econ mico II 2 exercicio
Direito Econômico II
Defesa da Concorrência
CASO IGUATEMI
Segundo Exercício de Casa
Responda as perguntas abaixo, em no máximo cinco linhas, após leitura do voto do Conselheiro Roberto Pfiffer.
1 - Por que o voto conclui que a cláusula de exclusividade não é necessária para a adequada remuneração da locação feita pelo shopping?
R= Na verdade, o voto conclui que no momento em que o lojista celebra o contrato de locação junto ao shopping center, este já manifesta aceitação ao regimento interno do shopping center e, portanto, às normas limitadoras da concorrência existentes no referido regimento.
2-Qual foi a prova material constante dos autos determinante para a segmentação do mercado de shopping centers?
R = Além da apresentação do Contrato de locação celebrado entre o Condomínio Shopping Center Iguatemi (locador) e a Lotérica Jalucrei Ltda. (locatária),, também foram juntadas provas documentais demonstrando inequivocamente a inserção em vários contratos, da cláusula de exclusividade que configura a conduta objeto de investigação. Importante observar ainda que as próprias Representadas expressamente confessam a inserção da cláusula em seus contratos.
3- Como foi definido o mercado relevante no presente caso, inclusive o geográfico?
R= Primeiramente o voto define a necessidade de se entender como funciona o negócio de shopping centers, evidenciando que somente mediante a compreensão do produto oferecido nesse mercado poderia se definir o mercado relevante em questão. Entende ainda o voto que a definição dos mercados relevantes em condutas que infringem a ordem econômica deve levar em consideração o exame dos seus efeitos no segmento economicamente relevante, bem como dos atos já praticados pelos agentes econômicos envolvidos e conclui dizendo que delimitará o mercado relevante tendo sempre em mente a importância dos efeitos da conduta como parte integrante da análise. Após vasta explanação sobre o tema, definiu o voto, de