Direito do Trabalho - Revolução Industrial
Curso de graduação em Direito
DIREITO DO TRABALHO I
TEXTO I – A SITUAÇÃO DA CLASSE TRABALHADORA EM INGLATERRA. FILME - DAENS, UM GRITO DE JUSTIÇA.
LIVRO - INTRODUÇÃO AO DIREITO DO TRABALHO.
Arcos/MG
26/09/2013
DIREITO DO TRABALHO I
TEXTO I – A SITUAÇÃO DA CLASSE TRABALHADORA EM INGLATERRA (COMPLEMENTADO COM O FILME: DAENS, UM GRITO DE JUSTIÇA) CORRELACIONADA COM O LIVRO INTRODUÇÃO AO DIREITO DO TRABALHO.
Arcos/MG
26/092013
Trabalho apresentado como atividade avaliativa ao curso de graduação em Direito (6° período) da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, referente a disciplina *Direito Do Trabalho I.
*Professora: Sandra Maria Paulino
A SITUAÇÃO DA CLASSE TRABALHADORA EM INGLATERRA (COMPLEMENTADO COM O FILME: DAENS, UM GRITO DE JUSTIÇA) CORRELACIONADA COM O LIVRO INTRODUÇÃO AO DIREITO DO TRABALHO.
Para examinar melhor os setores mais importantes do proletariado Inglês, começaremos pelos operários fabris, ou seja, aqueles que estavam sob a alçada da Lei das fábricas (inexistência do Direito do Trabalho). Seria o início de uma das fontes desse Direito novo, a fonte Material justrabalhista. Sob esse aspecto, atenta Maurício Godinho Delgado:
As fontes materiais do Direito do Trabalho, sob a perspectiva econômica, estão, regra geral, atadas à existência e evolução do sistema capitalista. Trata-se da Revolução Industrial, no século XVIII, e suas consequências na estruturação e propagação do sistema econômico capitalista; da forma de produção adotada por esse sistema, baseada no modelo chamado grande indústria[...] (DELGADO, 2009, p.129). Com avanço das máquinas dentro das indústrias, o número de desempregados aumentava. Fábricas que outrora empregavam oitenta fiandeiros se mantinham com apenas vinte, tendo os outros sido despedidos ou empregados em trabalhos nos quais receberiam salários de crianças (observe-se, nesse pequeno