A IMPORTÂNCIA DA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL PARA A CONSOLIDAÇÃO DO DIREITO DO TRABALHO.
Bruna Bertotti, Bruno Motta, Getulio Clemes Neto, Kaioran Paloschi, Marcos Antônio Regis de Souza
Tecnologia em Gestão Comercial
Legislação Social e Trabalhista
Célio A. dos S. Junior
A IMPORTÂNCIA DA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL PARA A CONSOLIDAÇÃO DO DIREITO DO TRABALHO.
Brusque
14 de outubro de 2014
Introdução.
O trabalho a seguir trata da importância da revolução industrial para a consolidação do direito do trabalho, a qual ocorreu entre os anos de 1760 a 1840. Ela modificou o trabalho manual e artesanal, que foi substituído pelas máquinas a vapor e a carvão. A Revolução Industrial é um divisor de águas na história e quase todos os aspectos da vida cotidiana da época foram influenciados de alguma forma por esse processo
Conteúdo.
A Revolução Industrial foi de suma importância para então poder ser adquirido o Direito do Trabalho, que surgiu com a sociedade industrial e o trabalho assalariado.
A Revolução Industrial, ocorrida no Século XVIII, foi a principal razão econômica que acarretou o surgimento do Direito do Trabalho, pois através da descoberta da máquina a vapor como uma importante fonte de energia, iria fazer com que fosse substituída a força humana na realização de determinados serviços. E como haveria necessidade de pessoas para operar essas máquinas, fora trago o benefício de impor a substituição do trabalho escravo, servil e corporativo pelo trabalho assalariado.
Alguns autores como Granizo e Rothvoss e também defendido por GODINHO – 2009, trazem uma tipologia bastante utilizada em manuais de Direito do Trabalho que consiste em na existência de quatro fases principais na evolução do Direito do Trabalho: formação, intensificação, consolidação e autonomia.
Formação: estende-se do ano de 1802 há 1848, tendo seu momento inicial no Peel’s Act, (Lei de Peel) do início do século XIX na