direito das mulheres
Março de 2013
Índice
Introdução:
Desde a antiguidade a mulher tem sido tratada de forma diferente da dos homens, contudo com o avanço das mentalidades e das sociedades, o papel da mulher tem vindo a alterar-se e esta passou a usufruir praticamente dos mesmos direitos que os homens.
Mas será que mesmo assim os direitos das mulheres são considerados Direitos Humano?
Esta é uma questão que pretendemos abordar ao longo do nosso trabalho, expondo assim a situação das mulheres no seculo XXI.
Direitos das mulheres como direitos humanos
De acordo com o dicionário, > veio do latim directu, que não é curvo. É um conjunto de leis e disposições legais que regulam obrigatoriamente as relações da sociedade, quer do ponto de vista da mesma, quer do ponto de vista das pessoas e dos bens. Direito é uma regalia, um privilégio.
Ter um direito é possuir uma determinada característica. Por exemplo, a felicidade. Toda a gente tem direito a ser feliz, embora saibamos que nem toda a gente é feliz. Contudo é uma coisa que toda a gente deveria ser, ou seja é um direito. Embora existam os direitos destinados a todo o ser humano, a sociedade viu-se com obrigação de criar direitos específicos para as mulheres, devido a várias ocorrências como desigualdade perante os homens.
Direito das mulheres, direitos destinados apenas às mulheres. De acordo com a ONU (Organização das Nações Unidas), são direitos das mulheres:
1. Direito à vida.
2. Direito à liberdade e à segurança pessoal.
3. Direito à igualdade e a estar livre de todas as formas de discriminação.
4. Direito à liberdade de pensamento.
5. Direito à informação e à educação.
6. Direito à privacidade.
7. Direito à saúde e à proteção desta.
8. Direito a construir relacionamento conjugal e a planejar sua família.
9. Direito a decidir ter ou não ter filhos e quando tê-los.
10. Direito aos benefícios do