Direito Administrativo
Tício, candidato regularmente inscrito no certame foi aprovado em 5º lugar no referido concurso, conforme se verificou no momento da publicação da lista dos aprovados, um mês após a realização do certame.
Três mês após a publicação do edital do concurso o secretário responsável João Improbidade, assinou portaria de homologação do resultado do concurso, convocando 07 candidatos, ao qual não constou o nome de Tício.
Referida convocação constava o nome dos candidatos Mévio, Caio e José, que tiveram colocação inferior a de Tício, 6º, 7º e 8º colocados, respectivamente.
Inconformado com o ocorrido, Tício, 30 dias após o ato de convocação, procurou auxílio de profissional da advocacia para a defesa de seus direitos.
Considerando a situação hipotética acima apresentada, na qualidade de advogado(a) constituído(a) por Tício, redija a peça processual mais adequada ao caso, abordando, além das questões de direito processual e material indispensáveis à defesa dos interesses de seu cliente, os seguintes aspectos:
*Tempestividade;
* legitimidade passiva;
* mérito da demanda (aspectos jurídicos, doutrinários e jurisprudenciais).
CF: art. 5º, LXIX,
LXIX - conceder-se-á mandado de segurança para proteger direito líquido e certo, não amparado por "habeas-corpus" ou "habeas-data", quando o responsável pela ilegalidade ou abuso de poder for autoridade pública ou agente de pessoa jurídica no exercício de atribuições do Poder Público
Art. 37 caput e inciso IV
Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte: (Redação dada pela Emenda Constitucional