saojfdof
1209 palavras
5 páginas
FAPI – FACULDADE DO PIUÍDisciplina: APS (Atividade Prática Supervisionada)
Aluno: José Conceição Santana Júnior
Resumo
Curso de Python para Zumbis
Teresina – PI
Jun - 2014
Python para Zumbis
Introdução
Como as outras linguagens de programação o primeiro programa que aprendemos a fazer é mostra um testo da tela o famoso "HELLO WORLD" o
Python não é diferente, e para ecoamos um texto em tela usamos o PRINT. Tudo que for escrito entre os parêntese e aspas será mostrado na tela.
Ex.:
print("Texto a ser mostrado na tela")
Operadores Aritméticos
Algo que de maneira alguma pode falta em nenhuma linguagem de programação são os OPERADORES, temos vários tipos de Operadores
(Aritméticos, atribuição, lógicos, relacionais etc.). Abaixo os Aritméticos
1+2 = 3
2-2 = 0
2*2 = 4
2/2 = 1
2**2 = 4
-> adição
->subtração
->multiplicação
->divisão
->potência
Operadores relacionais ou de comparação
Usados para relacionar dois ou mais objetos.
>
->Maior
<
->Menor
>=
->Maior igual
Menor igual
==
->Igual
!=
->Diferente
Operadores Lógicos and not or -> E
-> Não
-> OU
Tipos de dados
O Python é uma linguagem "fortemente tipado", ou seja as informações que o mesmo trabalha pode ser de vários tipos (String, inteiro, ponto flutuante e booleana), abaixo temos os mesmos: type(45) -> int(inteiro) type(22.2) -> float(ponto flutuante) type("nome") -> str(String ou texto) type(True) ->boolean(verdadeiro ou false)
2
Python para Zumbis
Variáveis
Sem dúvida o ponto fonte de qualquer programa, são as variáveis, assim como em qualquer outra linguagem de programação, em Python é muito simples para criarmos uma variável, basta definir o nome da variável e o valor dela, que pode ser um tipo de dados (String, inteiro, ponto flutuante ou booleana)
Quando criamos uma variável o Python cria na memória um endereço para a variável. Para acessar esse endereço basta usar o objeto ID.
Ex.:
a = 50 id(a) -> 1570226360