Dire O Defensiva
Regis Ferreira Farias
Aluno do TST1p
DIREÇÃO DEFENSIVA
O que entendemos por trânsito e direção defensiva?
Quando falamos em trânsito, o que nos vem à cabeça são os veículos. Mas a definição é bem mais ampla. Trânsito é a utilização das vias por veículos motorizados, veículos não motorizados, pedestres e animais de tração, para fins de circulação, parada ou estacionamento ou parada passageira.
E o que é direção defensiva?
É a forma que permite a você reconhecer antecipadamente as situações de risco e prever o que pode acontecer a todos envolvidos no transito.
Se esbarrarmos em alguém e este vir a cair, poderá se ferir ou até mesmo ir a óbito.
Portanto, devemos praticar a direção defensiva também como pedestres.
Nesse contexto, encontramos desde o jovem que tirou sua primeira habilitação, até o ancião com sua vasta experiência. Também encontramos os prudentes, imprudentes, educados, pacíficos e os nervosinhos.
Dessa forma presenciamos acidentes, e somos informados de milhares de vítimas, principalmente em feriados e fins de semanas.
Direção defensiva, ou direção segura, é a melhor maneira ou forma de dirigir e de se comportar no transito, porque preservamos a vida, a saúde e o meio ambiente. Na grande maioria dos acidentes, o fator humano está presente, ou seja, cabe ao condutor ou ao pedestre uma boa dose de responsabilidade.
Toda a ocorrência trágica, quando previsível é evitável. Os riscos e perigos do transito estão relacionados a:
Veículos; Vias do Trânsito; Condutores; Ambiente;
Comportamento das pessoas.
O
Condutor defensivo é aquele que adota procedimentos preventivos no trânsito, sempre com cautela e civilidade.
Dirige sempre pensando em segurança, em prevenir acidentes, independente dos fatores externos e das condições adversas que possam estar presentes.
Deve ter:
Conhecimento
Das leis e normas de trânsito
Das particularidades do veículo
Das condições adversas;
Atenção
A sinalização
O comportamento dos