Dire O Defensiva Aula 2
Módulo II
DIREÇÃO DEFENSIVA
DIREÇÃO DEFENSI
CONCEITO DE DIREÇÃO DEFENSIVA
Direção Defensiva é a técnica indispensável para o aperfeiçoamento do motorista que trata de forma correta o uso do veículo na maneira de dirigir, reduzindo a possibilidade de envolvimento nos acidentes de trânsito; ou seja: é uma atitude de segurança e prevenção do acidentes.
Direção Defensiva é dirigir de modo a evitar acidentes, apesar das ações incorretas dos outros e das condições adversas que encontramos nas vias de trânsito. ACIDENTE DE TRÂNSITO
Todo evento ocorrido na via pública, decorrente do trânsito de veículos e pessoas, que resulta em danos humanos e/ou materiais. É decorrente de um ou mais fatores causadores. O acidente pode ser:
EVITÁVEL - É aquele em que o condutor deixou de fazer tudo o que razoavelmente poderia ter feito para evitar o acidente.
INEVITÁVEL - É aquele em que, apesar do condutor fazer tudo para evitar o acidente, ele ocorre.
CONDUTOR DEFENSIVO
É aquele que preserva a sua vida e a de todos que estão à sua volta através do emprego racional e sensato dos conhecimentos teóricos e de uma postura na condução do veículo procurando evitar acidentes.
É importante lembrar que pesquisas realizadas apontam que a maioria dos acidentes tem como causa o condutor (75%), falhas mecânicas (12%) e problemas com a via (6%). Dentre os fatores relacionados com o condutor, temos:
NEGLIGÊNCIA – Ocorre quando o condutor deixa de realizar a manutenção do veículo. Ex: Conduzir veículo que apresente equipamento obrigatório inoperante.
IMPRUDÊNCIA – Ocorre quando o condutor tem conhecimento das leis e regras de trânsito e deixa de respeitá-las. Ex.: trafegar com velocidade inadequada para a via, avançar sinal vermelho, entre outras.
IMPERÍCIA – Ocorre quando o condutor é imperito na prática da direção, ou seja: não possui conhecimentos técnicos ou habilidade para realizar as manobras necessárias ao ato de dirigir. Ex: Não conseguir manter o veículo parado em um