5 Aula 1 Principios E Normas Eticas
O que é ética, a ética da pessoa, princípios e normas éticas
O que é ética
Segundo o Dicionário Aurélio, ética é o “estudo dos juízos de apreciação referentes à conduta humana suscetível de qualificação do ponto de vista do bem e do mal, seja relativamente a determinada sociedade, seja de modo absoluto”.
Para Sócrates
Sócrates
“É sujeito ético moral somente aquele que sabe o que faz, conhece as causas e os fins
de sua ação, o significado de suas intenções e de suas atitudes e a essência dos valores morais. Sócrates afirma que apenas o ignorante é vicioso ou incapaz de virtude, pois quem sabe o que é o bem não poderá deixar de agir virtuosamente.”
Durante o exercício de nossas atividades pessoais e profissionais, estamos sujeitos às opiniões próprias e de terceiros acerca de regras de conduta comportamentais, insuficientes para definir as formas de agir nas mais diversas situações. Então, em algum momento, surge um dilema de como proceder com colegas de trabalho, amigos, parentes e com todos aqueles que, direta ou indiretamente, nos relacionamos.
Ou seja, é ciência de uma forma específica de comportamento humano. De acordo com esta abordagem, a ética se ocupa de um objeto próprio: o setor da realidade humana que chamamos moral, constituído por um tipo peculiar de fatos ou atos humanos. Enquanto conhecimento científico, a ética deve aspirar à racionalidade e objetividade mais completas e, ao mesmo tempo, deve proporcionar conhecimentos sistemáticos, metódicos e, no limite do possível, comprováveis.
A ética é a ciência da moral, isto é, de uma esfera do comportamento humano. Não deve se confundir aqui a teoria com o seu objeto: o mundo moral. As proposições da ética devem ter o mesmo rigor, a mesma coerência e fundamentação das proposições científicas. Ao contrário, os princípios, as normas ou os juízos de uma moral determinada não apresentam esse caráter.
Hoje predomina o uso da ética para ciência ou a filosofia da conduta humana.
Predomina o uso de moral em