Trabalho De Biologia
A água que cai dos anéis de Saturno
Biologia e Geologia
Simone Cício nª30
10ºA
Introdução
Cada vez o espaço se torna mais fascinante, e graças aos cientistas que não ficam só por um saber mínimo e continuam sempre á procura de mais e mais descobertas, é que nós podemos saber o que acontece de verdade no espaço.
Neste trabalho, abordamos uma das fascinantes descobertas dos cientistas no planeta Saturno.
Desenvolvimento
Cai chuva dos anéis de Saturno
A atmosfera superior de Saturno contém água. Isto os cientistas já sabiam. O que não sabiam e descobriram agora é que a água vem dos anéis que rodeiam o planeta. Explica-se que a chuva cai em grandes áreas deste planeta, influenciando a composição, estrutura e temperatura da atmosfera. Esta chuva tem como efeito principal 'apagar' a ionosfera de Saturno, reduzindo drasticamente a densidade de eletrões nas regiões em que cai. Este efeito explica por que razão, durante muitas décadas, se observaram densidades eletrónicas invulgarmente baixas em algumas latitudes do planeta. Um dos principais motores do ambiente e do clima da ionosfera de Saturno, através de vastas extensões do planeta, são partículas dos anéis situados a 200 mil quilómetros.
No início dos anos 80, as imagens da sonda Voyager, da NASA, mostravam duas a três faixas escuras em Saturno. Os cientistas teorizaram que a água poderia ter caído nelas a partir dos anéis. Essas bandas só voltaram a ser vistas em 2011. As observações recentes com o telescópio Keck II, do observatório Keck, em Mauna Kea, no Hawai, mostraram essa interação entre os anéis de Saturno e a ionosfera. Quando os cientistas fizeram o rastreio do padrão de emissão de uma determinada molécula de hidrogénio formada por três átomos em vez dos habituais dois, observaram uma série de faixas claras e escuras cujo padrão imitava os anéis do planeta.
Nature, 12-04-2013
O nosso planeta é o único