O Come O Da Comunica O Visual
No nordeste da Espanha em Altamira, no fim do século XIX uma menina de 9 anos Maria, filha de um arqueólogo amador chamado Sautuola descobriu o que seriam os primeiros desenhos feitos.
As pinturas estavam localizadas no teto de uma caverna, e eram desenhos de bisões, depois que Sautuola anunciou sua descoberta, foi acusado de falsificação, as pessoas não acreditaram que realmente eram desenhos pré-históricos, pouco tempo depois ele morreu e seus defensores afirmavam que a causa de sua morte havia sido as falsas acusações. Após muitos anos de pesquisa, foi comprovado que as pinturas eram realmente pré-históricas.
E outras cavernas com imagens gravadas haviam sido descobertas, um exemplo é a caverna de Lascoux, as gravuras eram perfeitas á ponto de surpreender o famoso pintor Pablo Picaso.
Começamos a desenhar relativamente tarde, na opinião de especialistas, porem, por bons motivos, como saberíamos desenhar se nunca tínhamos visto desenhos? A explicação encontrada é que houve uma chamada “Explosão criativa” onde pintavam aquilo que viam, como cavalos, bisões e cervos.
Henri Breuil, um sacerdote Francês especialista em cavernas acreditava que os desenhos representavam as caçadas, mas os fósseis encontrados, por arqueólogos não são dos animais desenhados, portanto não seriam desenhos de caçadas. Outro detalhe é de que os desenhos eram feitos nos lugares mais difíceis de serem vistos e também eram imagens abstratas. Ele se deu por conta que o principal ele nem tentará descobrir, como surgiu à pintura? Na África do Sul surgiu uma hipótese, na parede do precipício de Drakensberg existiam desenhos semelhantes aos anteriormente descritos, entretanto mais antigas, foram pintadas pelo povo SAN os Bosquímanos. Davidie Lewis Williams ficou fascinado por aquelas imagens e em sua opinião os