Atividade De Metodos De Separa O 20
Nome
PE
Estados Físicos a Temperatura ambiente
Derivados que pode estar presente
Metano (C1)
-162
Gasoso
Gás combustível / Gás Natural n-Butano (C4)
-0,5
Gasoso
Gás Liquefeito de Petróleo (GLP)
Iso-Octano (C8)
99
Líquido
Gasolina
n-dodecano (C12)
216
Líquido
Querosene
n-hexadecano (C16)
280
Líquido
Gasóleo leve n-tricontano (C30)
450
Sólido
Lubrificantes
Q2. Estão presentes, porem em pequenas quantidades, já que são compostos instáveis.
Q3. O petróleo é classificado em três classes: parafínicos, que são os hidrocarbonetos com cadeias carbônicas lineares e que possuem ligações simples entre os átomos de carbono, por isso são os compostos com menores pontos de ebulição, de acordo com as propriedades dos alcanos; os naftênicos, que são os compostos ciclo-alcanos, possuindo também com ligações simples entre os carbonos; e os aromáticos, são os compostos com cadeia fechada e que possuem ligações simples e duplas, alternadas. Desse modo, na composição do petróleo, os naftênicos e aromáticos são os que possuem menores porcentagens de hidrocarbonetos e seus pontos de ebulição não variam muito a medida que o número de hidrocarbonetos aumenta.
Q4. oAPI, Enxofre Total, viscosidade a 40 oC (mm2/S), Ponto de Fluidez, Acidez (mKOH/g)
Q5. Para a gasolina é isoparafinas e aromáticos. E o diesel é parafina. Isoparafinas predominam as de pequeno grau de ramificação, e onde se encontra em maior concentração é na gasolina. Aromáticos com um número maior de carbono nas cadeias parafínicas substituintes aparecem nos derivados intermediários, são estáveis e possui odor característico. Parafinas são os principais constituintes dos petróleos leves e concentram-se, nas frações de menor densidade.
Q6. Os principais contaminantes do petróleo são os compostos orgânicos sulfurados, nitrogenados, oxigenados e os metálicos (principalmente Ni e V), eles são encontrados em frações mais pesadas do óleo cru. O enxofre é o responsável pela corrosão, toxidez e poluição; o nitrogênio pela